Relato Gourmet Cinco blends da vinícola boutique areA15 para colecionar

 
Algo me diz que os deliciosos vinhos e espumantes da nova marca areA15, logo, logo serão artigos de colecionador. Com garrafas limitadas, cada blend é elaborado com rígidos controles de produção de modo a preservar todos os aromas e sabores dos diferentes terroirs do Sul do Brasil.
 

 

Todos os cachos são selecionados manualmente, colhendo-os ainda pela manhã. A temperatura amena é ideal para a preservação das notas sensoriais. Somente os melhores frutos são processados, dando origem a cortes únicos e limitados.

Significa dizer que dificilmente você provará o mesmo vinho, a não ser que adquira algumas garrafas do mesmo lote e armazene em sua adega. Tudo muda a cada safra. Esse senso de escassez e exclusividade elevam o conceito da marca. Os colecionadores adoram, não é?

Provei os 5 blends na última sexta-feira, na Champanharia Garibaldi. A degustação foi conduzida por Luisa Cousseau e o enólogo da areaA15, Jean Raimondi. Que agrado para os sentidos! Os meus preferidos foram o Cabernet Franc com Merlot e o Merlot com Tannat Gran Reserva. Que obras de arte! 

 

Vinhos para colecionar: 

Cabernet Franc (70%) e Merlot (30%) areaA15 750ml | safra 2020 | maturação de 12 meses em carvalho americano

 

Região: Pinheiro Machado/RS e Monte Belo do Sul/RS

Visual: Atraente, boa intensidade e profundidade de cor.

Olfato: Maduro e complexo, ressaltando as frutas vermelhas e pretas, maduras e maceradas, de especiarias, de couro. Com o amadurecimento na garrafa adquire notas de champignon, húmus e de caça.

Paladar: O paladar equilibrado, generoso, acidez refrescante, estrutura adequada, o envelhecimento em barris de carvalho reforça o tanino e perfuma o paladar com baunilha.

Temperatura de Serviço: 15 a 17°C

Harmonização: Recomendado a pratos que unem simplicidade e leveza, como carnes grelhadas, entradas com pães, patês, presuntos, queijos e legumes recheados. No prato principal as aves e carnes suculentas refogadas, assadas ou recheadas se equilibram com seu tanino.

 

Cabernet Sauvignon (60%) e Tannat (40%) areaA15 750ml | safra 2020 | 12 meses de maturação em carvalho americano e francês

Região: São Joaquim/SC e Guaporé/RS

Visual: Vermelho intenso e tonalidade rubi.

Olfato: Maduro, de boa complexidade de aromas que lembram geléia de frutas, ameixa, uva passa, pimenta preta e notas do amadurecimento em barris de carvalho como tostado, caramelo e baunilha.

Paladar: Bom corpo e boa concentração, taninos firmes, bom equilíbrio entre a estrutura, a acidez e os taninos, proporcionando intensidade e plenitude ao vinho.

Temperatura de Serviço: 15 a 17°C

Harmonização: Pratos como massas de molhos condimentados, queijos maturados, carnes de caça e especialmente a carne de cordeiro.

 

Chardonnay Sauvignon (75%) e Sauvignon Blanc (30%) areaA15 750ml | safra 2021 | maturação de 3 meses em carvalho francês

Região: Guaporé/RS e Pinheiro Machado/RS

Visual: Aspecto brilhante e tonalidade jovial, com nuances que vão desde palha até tom de dourado sutil. 

Olfato: Destaque para as notas frutadas de abacaxi maduro, goiaba e frutas cítricas e a mineralidade aparece bem e destaca as notas amanteigadas e amadeiradas cobertas por nuances sofisticadas.

Paladar: Equilibrado, consegue combinar perfeitamente untuosidade e frescor, maciez e vivacidade, potência e equilíbrio.

Temperatura de Serviço: 06 a 08 °C

Harmonização: Elaborado com um blend das uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, versátil, consegue ser uma boa opção de vinho casual para os dias quentes de verão, ou pode ser uma excelente opção para acompanhar os pratos, com destaques para carnes brancas, aves, peixes com molho acentuado, pelo marcado caráter amadeirado, prefira os peixes defumados, cozinha asiática, saladas elaboradas, pratos com molho branco.

 

Malbec (80%) e Moscato Giallo (20%) areaA15 750ml | safra 2021

Região: Monte Belo do Sul/RS e Bento Gonçalves/RS

Visual: Tom de cor rosé claro, blush. 

Olfato: Aromas que lembram a primavera, pela riqueza das notas florais e frutas frescas como morango, pera, pêssego, cereja e amora silvestre.

Paladar: Paladar leve e refrescante, equilibrado e sensação de acidez e doçura, resultando num vinho elegante, sedoso e refrescante.

Temperatura de Serviço: 08 a 10°C

Harmonização: Rosé elaborado com um blend das uvas Malbec e Moscato Giallo, versátil, paladar fácil de beber, agradável e refrescante, ideal para recepcionar os convidados, curtir um piquenique ao ar livre ou iniciar qualquer refeição, acompanhando saladas, canapés, pratos leves à base de peixes e frutos do mar, bem como pizzas e carnes assadas.

 

Vinho Tinto Seco Blend Gran Reserva Merlot (65%) e Tannat (35%) areaA15 750ml | safra 2019 | maturação de 18 meses em carvalho francês

Região: Antonio Prado/SC e Guaporé/RS

Visual: Vermelho intenso e tonalidade rubi maduro.

Olfato: A cuidadosa combinação destas duas uvas resulta em grande riqueza de sensações, combina com felicidade as características da variedade protagonista Merlot que é complementada com Tannat na justa medida, com o amadurecimento em barris, trazendo notas balsâmicas, alcaçuz, frutas em compota e licor. 

Paladar: Paladar requintado e equilibrado, com taninos maduros e sedosos que deixam o vinho agradavelmente intenso e macio ao mesmo tempo.

Temperatura de Serviço: 15 a 17°C

Harmonização: Vinho tinto de guarda, blend das uvas Merlot e Tannat, destinado aos apreciadores mais exigentes, combina ao mesmo tempo potência, personalidade e elegância. Harmoniza bem com pratos de sabor intenso e bastante consistência. Ideal para marcar momentos importantes.

Decanter: Aconselhamos decantar uma hora antes de servir.  

 

Também provei o Espumante Branco Brut - charmat e o Moscatel. Deliciosos! 

Compre direto com o produtor