Serra Gaúcha As 10 maiores delícias do Festiqueijo

Julho tem um sabor especial para os amantes de queijo. De 1º a 31 de julho, de sextas a domingos, todos os holofotes são direcionados ao Festiqueijo – o maior festival gastronômico da Serra Gaúcha. Meu ascendente em touro me faz fã de carteirinha de eventos à la Bacco, daqueles em que tudo de bom e de melhor ficam à disposição para o participante.

O Festiqueijo é um filó colonial gourmet. Diversos estantes circundam o Salão Paroquial de Carlos Barbosa oferecendo queijos das melhores marcas do Rio Grande do Sul; vinhos e espumantes premiados, além de comidinhas quentes como polenta, croissant, pastéis, copa, galeto...Ah, que delícia!

Além disso, diversos shows e atrações artísticas regionais ocorrem durante a degustação para que todos possam aproveitar com alegria.

A cidade fica toda decorada com vitrines temáticas e vacas customizadas. Um charme! 

A área vip é a novidade da 31ª edição. O espaço é reservado para garantir maior conforto e aconchego, dispondo de mesas e cadeiras, além de um serviço diferenciado. E para não deixar as crianças de fora, o espaço também terá diversas atrações para a família.

As dez queijarias confirmadas são: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijaria Somacal e Laticínios 3 Palmeiras.

Os visitantes podem degustar grandes marcas do vinho brasileiro em um só lugar. Lá então a Cooperativa Vinícola Garibaldi, Amitié Vinhos e Espumantes, Aurora, Casa Pedrucci, Cooperativa Vinícola Aurora, Dom Naneto, Miolo Wine Group, Vinhos Finos Casa Garcia, Vinhos Vaccaro marcam presença com vinhos, sucos e espumantes.

 

Os 10 melhores produtos do Festiqueijo

(na opinião do Conselho de Glutões da Relato Serra Gaúcha)

 

1º Provolone defumado - Santa Clara

Esse queijo de origem italiana sofre defumação e apresenta sabor picante. Eu sou apaixonada pelo aroma e o sabor dele derretido.

 

2º Vinho Chardonnay – Cooperativa Vinícola Garibaldi

De beber ao início ao fim da festa. Tem coloração amarelo palha com reflexos esverdeados e aromas que remetem a frutas tropicais como maracujá, abacaxi e nuances florais, com leve toque vegetal.

 

3º Espetinho de queijo e frango

É produzido pela cozinha do Festiqueijo de forma muito saborosa: frango suculento e queijo derretido. Tudo empanado e no ponto!

 

4º Queijo derretido na racletera com iscas de lombo – Santa Clara

Já é um espetáculo ficar olhando, agora imagine o sabor!

 

5º Fondant de Doce de Leite - Ipar 

Esse produto só é encontrado no Festiqueijo. Vou há muitos anos e só como por lá. Imperdível!

 

6º Queijo azul (gorgonzola) + Figo em calda – Ipar

Não é uma combinação que costumo fazer em casa e com certeza vou fazer a partir de agora. Quanto sabor!

 

7º Queijo Tipo Grana  - RAR

Uma linha desenvolvida a partir da seleção das melhores formas de Gran Formaggio, que atingem um período de 18 meses de maturação. O resultado é um queijo sublime, mais saboroso e marcado pela maior presença de cristais , característica dos queijos Tipo Grana.

 

8º Queijo de leite de ovelha romano – Gran Mestri

Queijo de origem italiana feito com leite de ovelha e ingredientes especiais. Apresenta uma textura dura de cor amarelado. Possui um sabor salgado intenso. Ele é um queijo semelhante ao queijo parmesão. Harmoniza com vinho, sobremesa, massas, temperos e em receitas. Todos os nossos pedidos são únicos.

 

9º Queijo com chocolate – Ferrari

Deliciosos cubos de queijo envoltos com uma cobertura de chocolate. É aquele boa pedida para ir finalizando a comilança.

 

10º Queijo Vaccino Romano – Santa Clara

A maturação de 12 a 15 meses produz uma massa dura e compacta, odor e sabor salgado, frutado e intenso. Pode ser servido puro, com azeite de oliva, usado em aperitivos ou ralado com massas, saladas, pão de alho e sopas especiais. Harmoniza com vinho Cabernet Sauvignon ou Tannat e cervejas do tipo Barley Wine, Doppelbock, Stout e Belgian Tripel.

 

FEIRA DAS ETNIAS

A Vila das Etnias está dentre as atrações externas inéditas. Com acesso gratuito, a Rua Coberta abrigará este grandioso espaço cultural composto por casas típicas em homenagem as etnias que formaram a população de Carlos Barbosa, com muito conteúdo histórico, cultural e artístico, e diversas atrações musicais.

Carlos Barbosa é terra de várias etnias. De indígenas a imigrantes europeus, muitos são os povos que compuseram o município que hoje é reconhecido especialmente pelo seu desenvolvimento industrial, pelo futsal e pelas belas paisagens

Duas nações indígenas ocuparam o território barbosense: os tupi-guaranis e os jês. A chegada dos povos indígenas deu-se provavelmente através de uma trilha de passagem do litoral para a região do planalto, guiados pelo divisor de águas existente no município.

Imigração

Os primeiros imigrantes a estabelecerem-se no município foram os luso-brasileiros. Os engenheiros, agrimensores, serviçais e pequenos agricultores portugueses vieram de Porto Alegre, Montenegro e São Sebastião do Caí com o objetivo de administrar as novas colônias. A colonização seguiu com a vinda de outros imigrantes europeus que se estabeleceram nas localidades de Forromeco, Santa Luiza e Santa Clara. Como primeiras ações, nas comunidades eram construídas capelas, onde os imigrantes alimentavam sua religiosidade.

O maior número de imigrantes na região foi de italianos, que impulsionaram o desenvolvimento da Serra a partir de 1870. Fixando-se em todas as localidades do município foram grandes expansores de sua cultura através do ensinamento das tradições, cultura, usos e costumes que até hoje são bastante presentes nos hábitos dos barbosenses.

A maioria dos italianos que aqui se fixaram são provenientes das províncias do Vêneto e da Lombardia. 

Outras etnias cujos imigrantes estabeleceram-se no município, em menor número, foram alemães, franceses, poloneses, suíços-valesanos, portugueses e espanhóis.

 

SAIBA MAIS

Data: até 31 de Julho

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa.
R. Pref. José Chies, 193 - Centro