Atlas da Saúde Pele: aprenda cuidar do seu cartão de visitas

Quando criança, Rute convivia muito com suas tias, que eram moças e tinham o hábito de usar fórmulas caseiras para cuidar da pele. Os aromas e texturas fizeram com que a menina se envolvesse com os rituais. Os anos passavam e o gosto pelos cremes só aumentava. Seu desejo era descobrir como eram feitos e para que serviam. Foi dessa forma que Rute se apaixonou por cuidados com a pele. Em função disso, a busca por conhecimento não cessa. Pelo contrário, só aumenta.

A profissional está cursando sua terceira pós-graduação. A cosmetóloga explica que a pele é nossa maior barreira e demonstra tudo o que está acontecendo em nosso organismo, tanto patológico, fisiológico e emocional. Se comermos e bebermos demais, ocasionando dor no estômago, no dia seguinte acordaremos com a pele pálida e levemente amarelada. Isso explica porque a pessoa apaixonada está sempre radiante, com pele e cabelos brilhosos, rindo à toa.

É importante ressaltar que a pele desempenha várias funções importantes, como regular a temperatura, produzir Vitamina D, participar da função imunológica e absorver Radiação Ultra Violeta. “Também é responsável pela aparência, toque e a exalação de odores que promovem a atração física e social do indivíduo.

Estudos relatam que a aparência e o bem-estar psicossocial de cada pessoa dependem da aceitação instintiva das características da sua pele pela sociedade. Por isso, sempre digo que pele bonita é pele saudável e que estética é saúde, sim!”

TRATAMENTOS

Nem sempre a solução prometida pela moda é a correta. Quando o paciente vai à Lótus em busca de harmonização facial, por exemplo, primeiramente é encaminhado para um tratamento de pele, pois não adianta buscar a simetria de traços se estamos clamando por hidratação e nutrição. “Preciso sentir a pele para entender como está sua saúde. Isso é fundamental antes de partir para o botox”, defende.

Os tratamentos que mais realiza envolvem pele acneica, principalmente para adolescentes, além de diversos procedimentos para quem busca rejuvenescimento. A cada ano, mais homens procuram a Lótus para tratamentos estéticos de combate ao envelhecimento, depilação a laser, cuidados com o cabelo e uso de injetáveis.

TRICOLOGIA

Se você concorda com a máxima de que o cabelo é a moldura do rosto, a tricologia (área que estuda o cabelo) pode ajudar, e muito, nos cuidados com o couro cabelo. E, como consequência, possibilita ter cabelos saudáveis com brilho e sedosidade. É preciso deixar claro que os tratamentos de tricologia não têm relação com os procedimentos feitos por cabeleireiro. Esse profissional cuida da haste, enquanto o tricologista trata o folículo e o couro cabeludo, procurando resolver os danos antes que o cabelo cresça.

Alguns tratamentos utilizados são laser de baixa intensidade, microagulhamento e Microinfusão de Medicamentos na pele (MMP). O excesso de produtos industrializados na alimentação e os procedimentos diários, como secador e chapinha, causam dados aos cabelos. “Consigo analisar a necessidade de cada pessoa, indicar o produto correto e o tratamento ideal. Não exijo produtos de marca. O que realmente importa são as substâncias e vitaminas que estão disponíveis em diversos produtos e fabricantes. Isso torna o tratamento acessível”, afirma Rute.

RUTE SARTORI | LÓTUS SAÚDE, ESTÉTICA, BEM-ESTAR

Esteticista e cosmetóloga, pós-graduada em cosmetologia estética, envelhecimento da pele e tricologia clínica.

Fone/Whats: (54) 3462-1487|(54) 99987-1508

Siga a Lótus Saúde, Estética, Bem-estar no Instagram