Relato Gourmet Trinker: pizza e chopp artesanal em uma antiga vinícola histórica

Era Dia das Bruxas na primeira vez que visitei a Trinker, bebi um gole generoso do chopp Lewit (witbier com camomila, especiarias, limão siciliano e laranja-kinkan) e olhei para o teto. A Duoduplamente tocava Whats Up (4 Non Blondes) e talvez essa tenha sido a chave para o portal que se abriu.

Lá estavam as portinholas por onde, antigamente, era despejado o mosto que ficava fermentando dentro das grandes pipas da Vinícola Pindorama. Onde eu estava sentada ficava uma dessas obras artesanais dos imigrantes italianos.

Bebi outro gole e fiquei imaginando o irmão Pacômio caminhando por aquele espaço. A bainha da batina suja de vinho, as bochechas rosadas pelo efeito da degustação e um leve sorriso de satisfação por conseguir elaborar bons espumantes em uma terra tão diferente de sua pátria mãe, a França.

Fiquei feliz pela nova vida que a Trinker está proporcionando à extinta Vinícola Pindorama. O ambiente é muito aconchegante, bem decorado e a gente precisa voltar lá muitas vezes para provar todas as delícias. Só de lembrar já brota água na boca!

Os chopps e cervejas artesanais são próprios e muito saborosos. Prove a Guaripa (com Guaraná) e a Grimpa (com pinhão). Para acompanhar, se jogue nas pizzas. Amei a Trastevere, que leva parma, gorgonzola, coração de alcachofra e damasco.

Se prepare...você vai querer voltar outras vezes!

Quem foi Pacômio

Marie-Pacôme, de batismo Charles Sion (os religiosos mudavam de nome), chegou a Garibaldi em 29 de dezembro de 1904. Era natural da Alsácia (França). Em 1905, Pacômio, como ficou conhecido, já começou a cultivar um vinhedo e em seguida a fazer experiências para melhorar a qualidade de seus vinhos.



A construção da cantina, onde hoje funciona a Trinker, foi concluída em 25 de março de 1911. A princípio, a marca dos vinhos dos Maristas se chamava Conde dEu, porém, como outra empresa já havia registrado, procuraram um novo nome, dessa vez bem brasileiro: Pindorama, que significa "terra das palmeiras". Era assim que tribos indígenas chamavam o Brasil.



Apoiados pelo então Intendente de Garibaldi, Aurélio Porto, que encomendou 2 mil bacelos de finas castas de uvas, Pacômio e Manuel Peterlongo começaram a criar champagnes de maior qualidade. O Irmão Pacômio foi homenageado com o nome de uma praça, localizada na rua Buarque de Macedo, em Garibaldi.

 

Programe-se

Horário:
Quarta a sexta: a partir das 18h
Sábado e domingo: a partir das 15h30min

Endereço:
Rua Heitor Mazzini, 55 - Garibaldi
Whats: 54 99657-3351
www.trinker.com.br

 

Texto: Priscila Boeira
Instagram: Relato Serra Gaúcha