Marketing Técnicas de memorização para turbinar seu aprendizado

 

Basicamente, todo ser humano conta com três tipos de memória: a visual, a auditiva e a cinestésica. Por isso, você deve saber aproveitar a que melhor se encaixa para o seu cotidiano. 

Pensando nisso, separei algumas sugestões que podem ser aplicadas como técnicas de memorização para te ajudar a estudar sozinho ou em qualquer outro plano que tenha em mente!

1. Mapas mentais

Os mapas mentais são uma das técnicas de memorização mais eficientes e que voltou a ganhar bastante força com diferentes ferramentas especializadas neste segmento. 

Através delas, você consegue fazer uma organização de pensamentos muito mais precisos do que apenas contar com uma imaginação hipotética.

Colocando todos os insights na tela e organizando seus pensamentos em uma possível ordem cronológica, gravar o conteúdo se torna algo mais simples e eficaz.

Use e abuse da criatividade, utilizando palavras chaves, desenhos e cores que façam sentido para que sua memória cognitiva seja ativada de maneira mais simplificada. 

Uma boa ferramenta para te ajudar neste processo é a plataforma Mindmeister, especializada em mapas mentais, que podem te ajudar a criar documentos de maneira gratuita para treinar essa dica.

2. Método de Loci ou Palácio da Memória

A técnica começou a ser usada na Grécia Antiga, pode ser usada para gravar nomes, fatos ou listas de maneira mais fácil.

Criando um “lugar imaginário” em sua mente, como uma casa ou um palácio, você passa a visualizar os cômodos do local e sua mobília. E com este conceito, você passa a gravar nomes e conceitos para cada um desses ambientes.

Por exemplo: Caso você precise gravar muitos nomes em sequência, pense em associações criativas e que façam sentido ao seu cotidiano.

Desta maneira, certamente você conseguirá se lembrar e memorizar as informações com ampla facilidade.

3. Acrônimos e encadeamentos

Acrônimos e encadeamentos podem ser ideias como técnicas de memorização a longo prazo, principalmente se você precisar gravar conceitos ou dados históricos.

Acrônimos

Os acrônimos são siglas que podem ser inventadas de acordo com a primeira letra ou sílaba de várias outras palavras.

Ou seja, é possível montar uma nova expressão sempre que precisar lembrar de algo específico como uma das técnicas de memorização eficientes.

Assim, você consegue ter a ajuda do cérebro para acessar dados com maior facilidade e de maneira mais rápida. 

Como exemplo, pense que você precisa gravar quais são os direitos previstos na Constituição Federal, que são compostos por: 

  1. Liberdade;
  2. Igualdade;
  3. Segurança;
  4. Propriedade.

Desta maneira, você pode criar diferentes siglas, como a ViLISP.

Encadeamentos

Já os encadeamentos podem ser essenciais se você quiser guardar alguma informação em ordem sequencial.

Assim, é possível criar frases estratégicas que te ajudem a lembrar de dados importantes e que sejam acessadas de maneira rápida pelo seu cérebro, de modo que uma ideia acabe sendo sequência da outra.

Pense que você precisa guardar as seguintes informações:

  1. Menina;
  2. Panela;
  3. Doce;
  4. Abóbora;
  5. Verde.

Assim, você pode construir uma frase de encadeamento utilizando as informações acima e tendo um resultado parecido com esse: A menina vendeu uma panela de doce de abóbora para o meu tio, mas ela ainda está verde.

4. Resumos feitos à mão

Uma das melhores e mais antigas técnicas de memorização são os resumos feitos à mão. Mesmo com a ajuda da tecnologia atual, escrever é a melhor alternativa para quem precisa aprender ou gravar informações específicas. 

Quando você se depara com uma prova, por exemplo, fazer um resumo se torna quase que obrigatória para que você consiga selecionar pontos relevantes do aprendizado e que supostamente cairão no teste, certo?

Ao escrever todo o conteúdo à mão, o seu cérebro foca toda a atenção para a tarefa, fazendo com que o aprendizado seja o melhor possível, e consequentemente, ajudando na memorização visual das folhas preenchidas.

5. Cartões com perguntas e respostas

Os cartões de perguntas e respostas também podem ser associados a um jogo da memória estratégico.

Essa técnica, inclusive, costuma ser bastante utilizada para o aprendizado de novos idiomas ou conhecimentos em que a pessoa não tenha muita familiaridade.

Com uma pergunta na frente e a resposta no verso, você se força a participar do próprio jogo para gravar as informações com mais agilidade e eficiência.

Assim, quando estiver à prova, poderá lembrar desses momentos e consequentemente, associar às respostas de maneira mais funcional.

6. Autoexplicação

Muitas pessoas já diziam que uma das técnicas de memorização mais eficientes é quando absorvemos um conteúdo e passamos a explicá-lo para outras pessoas.

Entretanto, você poderá utilizar esse recurso com você mesmo, através da autoexplicação. Ou seja, quando você estiver estudando em voz alta.

O conceito é o mesmo de quando estamos escrevendo um conteúdo específico. Ao lermos em voz alta, temos maior clareza da mensagem que tentamos transmitir.

No caso dos estudos, também se torna mais fácil gravar a matéria e associá-la ao momento em que você estava realizando este exercício.

7. Conexão entre informações

Mesmo que muitas pessoas não acreditem nisso, a conexão entre informações é fundamental para estimular o seu cérebro a aprender coisas novas.

Geralmente, quando temos que lidar com novas informações, para que possamos compará-las e digeri-las com maior facilidade, é comum que façamos uma comparação com algo que já conhecemos e está presente em nosso cotidiano.

Desta maneira, além de facilitar o aprendizado, você utiliza uma das técnicas de memorização mais potentes, criando uma grande identificação com a mensagem proposta.

8. Diário sobre o que aprendeu

Alimentar um diário com o histórico das suas atividades diárias pode ser excelente para ativar a memorização de maneira estratégica.

Assim como a dica dos resumos à mão, você poderá usar esse conteúdo como um lembrete sobre tudo o que você conseguiu absorver no dia.

De acordo com os estudiosos da Harvard Business School, apenas 15 minutos de reflexão sobre as tarefas do dia aumentam em até 23% a capacidade de lembranças do ser humano.