Agência Relato lança o Atlas da Saúde de Garibaldi 7 sites para baixar livros online de graça!

A literatura ainda é uma das principais maneiras de aquisição de conhecimento, além de ser uma ótima forma de lazer.

Não importa se você está lendo por prazer, em prol do trabalho ou dos estudos, os livrosaumentam nossa oratória e elaboração de pensamentos críticos. Confira como ler online!

1. Domínio público

As obras de domínio público são aquelas consideradas um bem da sociedade. Elas podem ser consultadas e lidas gratuitamente por qualquer pessoa que tenha interesse nelas.

No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a instituição responsável pela manutenção do Domínio Público nacional.

No portal, você encontra a extensa obra de importantes nomes da literatura brasileira e de língua portuguesa, como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Joaquim Nabuco, entre outros.

2. Google Books

O Google Books é o acervo da Google de obras digitalizadas. É possível fazer pesquisas a partir do nome do autor ou da obra. Os livros que já pertencem ao domínio público podem ser baixados em PDF.

Trechos das demais obras podem ser consultados gratuitamente, e um pagamento é exigido para o acesso ao livro completo.

3. Skoob

O Skoob começou como uma rede social dos amantes dos livros. No site (que, hoje em dia, também é um aplicativo), é possível marcar as obras lidas e as desejadas e acompanhar a leitura dos seus amigos.

Atualmente, o site já conta com um e-commerce e um repositório de obras digitalizadas.

A maioria dos livros online ali disponibilizados são pagos. Porém, é sempre possível encontrar trechos, resumos e resenhas das principais obras em PDF.

4. Amazon.com

Não é de hoje que a gigante Amazon revoluciona o mundo da literatura. O Kindle é um dos leitores digitais mais utilizados ao redor do mundo, e todos os seus usuários têm acesso à vasta biblioteca da empresa.

O Kindle para smartphones tem as mesmas funcionalidades e facilita a leitura de quem não tem o leitor digital. Comumente, a empresa disponibiliza clássicos da literatura mundial para download gratuito. Tudo de que você precisa é uma conta de acesso à Amazon e do Kindle instalado em algum dispositivo.

5. Biblioteca Digital Camões

A Biblioteca Digital Camões é um repositório de obras de língua portuguesa que traz títulos em diferentes áreas do conhecimento, como História, Geografia, Música e Literatura.

Algumas das obras estão em domínio público e podem ser acessadas livremente, inclusive para impressão e cópia. Existem diferentes níveis de acesso, e outros livros podem ser apenas acessados para leitura online.

6. Brasiliana

A Brasiliana é a Biblioteca Gratuita Online da USP (Universidade de São Paulo). Nela, mais de 3.000 obras podem ser consultadas gratuitamente. O foco do portal concentra-se em produções acadêmicas, mas dicionários, por exemplo, também podem ser consultados.

7. Universia

Com o propósito de mudar o mundo por meio da educação, o Universia é uma plataforma mantida com apoio do Santander que visa oferecer suporte a jovens universitários. Textos acadêmicos, artigos científicos e clássicos da literatura podem ser acessados gratuitamente.

 Quer mais dica? Eu posto muito lá no Instagram @priscila_boeira