Marketing Cinco passos para tornar sua marca memorável

Brand awareness nada mais é do que o quão bem as pessoas reconhecem sua marca. Isso quer dizer que, quanto mais pessoas reconhecem algo sobre sua marca, nas diversas exposições às quais seus consumidores estão sujeitos, melhor é seu brand awareness.

E, por reconhecer marca, não queremos dizer apenas saber identificar o design do seu logo, mas sim os valores, o discurso e todo o guarda-chuva de significados e esforços de branding feitos por seu negócio.

Aumentar essa consciência de marca para quem vai consumir seus produtos não é tão difícil se alguns caminhos forem percorridos. E é exatamente esse o objetivo deste post.

Vamos te ajudar a desenvolver melhor o brand awareness de seu negócio com estas 5 dicas:

1. Discurso e visual devem ter a mesma identidade

Não adianta sua marca parecer de um jeito, falar uma outra linguagem e ser, de fato, algo completamente diferente do que você apresenta para os consumidores.

Visual (design da marca, embalagem, site, etc.) e discurso (slogan, missão, valores, textos institucionais, textos de anúncios, etc.) devem ser alinhados totalmente.

Digamos que seu logo tenha o desenho de um boi, mas vende produtos veganos e você acabou de patrocinar um rodeio. Não faz o menor sentido, certo?

Contrate profissionais com um bom currículo para definirem as fundações de seu discurso e para fazerem uma identidade visual completa.

Esse é um investimento imprescindível para que as pessoas reconheçam sua marca da forma como você deseja.

2. Posicione-se

Um dos cartazes do filme sobre a criação do Facebook dizia:

Não se faz 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos.

Uma marca que não se posiciona é uma marca que desaparece ou, no máximo, é pouco lembrada.

Ao ter medo de perder alguns clientes, você acaba perdendo também a oportunidade de ser visto e impactar vários outros.

Resgatando mais uma vez o exemplo de uma empresa que vende produtos veganos, ela não deve ficar em cima do muro quando se trata de assuntos relacionados à indústria da carne ou de maus tratos a animais.

É preciso se posicionar e defender os valores que você, como marca, apoia.

3. Colabore com artistas e eventos

Uma das principais estratégias da Beats, marca de fones criada pelo rapper Dr. Dre e comprada pela Apple, foi patrocinar esportistas.

Nas Olimpíadas de Pequim, quase toda competição tinha um atleta entrando para competir usando um dos fones da marca.

O produto ganhou status rapidamente e se valorizou. Uma das curiosidades é que, mesmo com um valor de venda alto, a marca se tornou bem popular.

Vale a pena identificar personalidades, artistas e eventos que tenham a ver com seu negócio e sua linha de trabalho.

Contratar essas pessoas para falar sobre seus produtos poderá não só aumentar vendas imediatas, como fará com que sua marca se estabeleça no nicho que você escolheu.

Seria como se nosso exemplo, da marca que vende produtos veganos, contratasse um influenciador que faz receitas veganas para indicar e utilizar os produtos dessa marca em suas redes sociais.

4. Crie conteúdo

Essa dica vai muito bem quando feita em parceria com a dica anterior.

Quanto mais pessoas influentes e relevantes criando ou fomentando conteúdo que tenha tudo a ver com sua marca, seu posicionamento e seus produtos, mais brand awareness você vai gerar.

Porém, mesmo que você consiga alguém para falar sobre o que você vende, é imprescindível que sua marca também tenha uma voz própria.

Nada gera mais credibilidade do que falar com propriedade sobre o mercado no qual você atua.

Por isso, crie conteúdos interessantes em um blog, faça um canal no YouTube, distribua materiais informativos e ricos para seus leads e faça posts em suas redes sociais.

5. Ocupe os espaços digitais

Se uma marca consegue acertar nas dicas 3 e 4, essa última fica muito mais simples.

É muito importante ocupar os espaços digitais e ter presença em canais onde seu público está ou onde pessoas podem estar discutindo sobre seu mercado, como comunidades, redes sociais novas e tradicionais e blogs, por exemplo.

Fincar uma bandeira no mercado digital significa melhorar as chances de que quando um cliente precisar de um produto como o seu, ele possa encontrá-lo mais facilmente do que um produto concorrente.

Isso também fará com que sua marca seja reconhecida como uma autoridade no mercado, ou seja uma referência quando pensarem no que ela faz ou oferece.

Quer mais dicas? 
Siga no Instagram @priscila_boeira

Te vejo lá! :)