Serra Gaúcha A beleza da Igreja Matriz de Pinto Bandeira

Uma Capelinha de madeira, uma praça, poucas casas, todas de madeira.Isto era Silva Pinto, quando o Padre Luiz Segale chegou ao local hoje conhecido como Pinto Bandeira.
 
A nova igreja foi inauguda em 07 de maio de 1902, com a realização de uma grande festa com mais de seis mil pessoas. As pregações eram feitas em italiano, português e polonês.
 
Em 1915 o Santuário foi concluido e tornou-se o Primeiro Santuário Arquidiocesano dedicado a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.
 
Em 1922, foi instituida a Paróquia, tendo como seu primeiro Vigário o Padre Passionista, Dâmaso Trani. A Torre ao lado foi inaugurada no dia 08 de maio de 1949.
 
 
SOBRE PINTO BANDEIRA
 

No ano de 1876 instala-se em Pinto Bandeira o primeiro grupo de italianos. De posse de seus lotes e instrumentos de trabalho, separados das famílias vizinhas pela densa mata, era necessário enfrentar as adversidades: iniciar o desmatamento, construir a provisória casa e realizar os primeiros plantios. Até o ano de 1880, vários grupos chegaram ocupando terras localizadas na Linha Jansen, na Linha Jacinto e na Linha Silva Pinto, hoje Linha Anunciata.

Consigo, além de muita disposição para o trabalho, trouxeram profundo sentimento de religiosidade e fé. Inicialmente, sem um local comum para as celebrações, reuniam-se sob uma árvore ou numa das casas para recitar o santo rosário. Após a oração faziam o filó e festejavam a vida.

Em 1º de maio de 1902, o senhor Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior, Intendente do município de Bento Gonçalves, em conformidade com o artigo 14 da Lei Orgânica Municipal, decretou a mudança do nome da localidade. A partir desta data, de Silva Pinto passa a chamar-se Nova Pompeia.

Pelo Ato Municipal nº 4, de 15 de janeiro de 1913, Nova Pompeia foi elevada à condição de distrito de Bento Gonçalves tendo como primeiro subprefeito o senhor Lívio Arpini. Neste mesmo ano também foi instalado o cartório, sendo o senhor Cristóvão Luzzatto o primeiro titular.

O nome Nova Pompeia foi alterado para Pinto Bandeira pelo Decreto nº 7.842, de 30 de junho de 1938, quando às vésperas da deflagração da Segunda Guerra Mundial, foi proibida a língua italiana no país e, consequentemente, todos os nomes de origem italiana foram abolidos. Assim, em homenagem ao militar rio-grandense Rafael Pinto Bandeira, o distrito passa a denominar-se Pinto Bandeira.

Pinto Bandeira foi emancipado de Bento Gonçalves em 16 de abril de 1996 pela Lei Estadual nº 10.749/1996. As primeiras eleições ocorreram em 1° de outubro de 2000, elegendo como prefeito o senhor Severino João Pavan. A instalação do Município deu-se em 1º de janeiro de 2001. Em 2003, uma liminar do STF, determinou a que Pinto Bandeira retornasse à condição de distrito de Bento Gonçalves.

Em 30 de junho de 2010, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a localidade recuperou novamente sua autonomia política. As eleições municipais aconteceram em 07 de outubro de 2012. O senhor João Feliciano Menezes Pizzio foi eleito prefeito. Em 1º de janeiro de 2013, o Município foi reinstalado.

 Foto 1 - atual: Priscila Boeira
Demais fotos: Acervo da Prefeirtura de Pinto Bandeira