Serra Gaúcha Luiz Todeschini: o criador das gaitas que marcaram época

Na foto vemos Luiz Matheus Todeschini, fundador da Grande Fábrica de Instrumentos Musicaes a Foles de Luiz M. Todeschini.

Luiz nasceu em 1906, na antiga cidade de Alfredo Chaves-RS, atualmente Veranópolis. Seu primeiro contato com acordeões foi ainda criança em uma visita à casa de Tulio Veronese, um italiano instalado no Brasil e que trabalhava com consertos e fabricação artesanal do instrumentos.

A mudança da família Todeschini em 1914, para Bento Gonçalves, proporcionou conhecer Luigi Somensi, seu vizinho que possuía uma oficina que consertava joias e acordeões, tendo oportunidade de trabalhar com ele ainda guri, aos 13 anos.

No caminho do conhecimento para fabricação desse instrumento, Luigi Somensi e Luiz Matheus Todeschini tiveram contato com o casal Cesari Apiani e Maria Savoia, que eram imigrantes italianos que possuíam uma pequena fábrica de gaitas de botão, localizada na cidade de Santa Tereza - a primeira do país!

Como Todeschini visava um melhoramento constante, foi estudar música com o Sr. Diacetti, em Garibaldi, aproximadamente a 13 km de distância, precisando se deslocar de bicicleta ou a cavalo.

Quero agredecer à Rosa Todeschini por disponibilizar essa foto histórica. 

Com informações do site: acordeontodeschini.com.br