Assemblage - Traços de Garibaldi Exposição Assemblage evidencia a miscigenação dos garibaldenses

A jornalista Priscila Boeira e o fotógrafo Ricardo Zeni Moreno realizam a exposição física e virtual Assemblage - Traços de Garibaldi. Trata-se de retratos e histórias de garibaldenses com o intuito de evidenciar seus traços fisionômicos e passagens pelo mundo, decorrentes da ancestralidade e miscigenação. O projeto está sendo realizado por meio do Município de Garibaldi - Secretaria de Turismo e Cultura, mediante recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

Assemblage é um termo francês utilizado no mundo das artes e do vinho. Ele é usado para designar o conceito de “mistura” e “fusão”. Assim são os garibaldenses. Esse assemblage inicia em 1875, quando chega à Colônia de Conde dEu - antiga Garibaldi, uma leva de imigrantes. Cerca de 40 casais e famílias suíço-francesas se instalaram nos lotes situados na Estrada Geral.

No ano seguinte, em 1876, chegaram 700 imigrantes italianos oriundos do Tirol austríaco. Por aqui também se estabeleceram família luso-brasileiras e a partir dos casamentos ocorridos desde então é que a população passou a ser desenhada. Mais tarde a cidade recebeu sírio-libaneses, responsáveis por difundir o comércio.

Em cada retrato físico haverá um Código QR para que o expectador possa apontar a câmera de celular e ser direcionado para a matéria perfil sobre cada participante fotografado. No site www.relatoconteudo.com.br, Instagram @relatoserragaucha e facebook.com/relatoserragaucha serão expostas mais fotografias e informações sobre os bastidores do projeto.

 Esperamos que a exposição desperte boas lembranças e reflexões sobre o quanto somos únicos e, ao mesmo tempo, partes do todo. Contemplar nossa fisionomia é perceber o quanto somos únicos em nossa mistura de italianos, portugueses, franceses, suíços, germânicos, indígenas e africanos”, destaca Priscila.

Assemblage - Traços de Garibaldi é financiada pela Lei federal Aldir Blanc, distribuído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Garibaldi.