Assemblage - Traços de Garibaldi Assemblage: Cassiano e Shara Hasan

Shara, 25, e Cassiano Hasan, 39, carregam no rosto os traços árabes e italianos. Esse assemblage iniciou com o casamento de avô Mohamed Hasan, um dos primeiros lojistas da cidade, com Thereza Colussi, natural do interior de Farroupilha.

A veia de comerciante permanece no DNA dos irmãos. A Loja do Kassi funciona no mesmo endereço em que o avô fundou a antiga Casa Paulista. A loja de tecidos apresentou para muitos garibaldenses o Brim Coringa, atualmente conhecida como a nossa queridinha calça jeans.

“Para mim, ficou muito marcante o exemplo do meu avô mulçumano, que rezava 5 vezes ao dia, virado para Meca, mas que respeitava as outras religiões”, destaca Kassi.

Shara faz questão de esclarecer a diferença entre a religião muçulmana e a etnia árabe. “Enquanto a palavra "muçulmano" se refere a indivíduos que praticam a religião Islã, "árabe" faz referência a um grupo étnico. Ou seja, nem todo muçulmano é árabe e nem todo árabe é necessariamente muçulmano", observa.

Sobre a Exposição Assemblage - Traços de Garibaldi
Assemblage é um termo francês utilizado no mundo das artes e do vinho. Ele é usado para designar o conceito de “mistura” e “fusão”. Assim são os garibaldenses. Esse assemblage inicia em 1875, com a chegada dos imigrantes. 

Essa exposição se propõe despertar boas lembranças e reflexões sobre o quanto somos únicos e, ao mesmo tempo, partes do todo. 

Contemplar nossa fisionomia é perceber o quanto somos únicos em nossa mistura de italianos, portugueses, franceses, suíços, germânicos, indígenas e africanos.

Assemblage - Traços de Garibaldi é financiada pela Lei federal Aldir Blanc, distribuído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Garibaldi.

Texto: Priscila Boeira 
Fotos: Ricardo Zeni Moreno