Assemblage - Traços de Garibaldi Assemblage: Daniela Muller

O assemblage que originou Daniela Muller, 36 anos, iniciou com a imigração de italianos e alemães para o Rio Grande do Sul.

Os Muller se estabeleceram na Linha Carolina, em Boa Vista do Sul, que até 1995 pertencia parte a Garibaldi, parte a Barão. Felipe Edgar Muller natural de Salvador do Sul e Rosália Neli Backes Muller, de Bom Princípio, constituíram sua família com cinco filhos onde praticamente dedicaram sua vida em prol das pessoas na área da educação. Recorda Daniela, que até hoje na comunidade de Linha Carolina Alta, as pessoas lembram com carinho da sua avó paterna tendo como referência a professora Neli.

Os avôs de sua mãe eram italianos, de sobrenome Manica, que por sua vez se estabeleceram em Linha Araújo e Souza, em Garibaldi. Seu pai, Vicente Feliciano Manica, constituiu família com Emilda Restelli Manica, natural de Linha Araripe, em Garibaldi, onde tiveram 10 filhos e fixaram residência em Santo Antônio de Castro, que na época pertencia a Garibaldi. Hoje corresponde ao município de Carlos Barbosa.

Seus pais, José Antônio Muller e Ivani Lourdes Manica Muller, se uniram em matrimônio em 1982 onde se estabeleceram e constituíram sua família em Garibaldi e tiveram duas filhas, Daniela Muller e Diana Muller.

Daniela nasceu e cresceu em Garibaldi. Trabalhou em Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, mas sempre fixou raízes neste chão. “Depois de 11 anos como massoterapeuta e terapeuta, tenho certeza que meu propósito é auxiliar os garibaldenses através do autoconhecimento, pois a minha ancestralidade e raízes encontram-se aqui."

Seu primeiro emprego foi como professora de informática, depois em factoring, agência bancária, loja, RH e até como modelo de pé da Grendene. Foi como massoterapeuta e terapeuta holística que ela se encontrou. “Recebo o chamado para essa missão desde criança, mas na época havia muito preconceito. As pessoas diziam ‘você não é capaz. É magrinha. Não tem força. Isso não dá dinheiro’, até que me revoltei, resolvi ouvir minha intuição e deu muito certo. Sinto que mais mudanças estão por vir”, avalia Daniela.

Durante sua trajetória, o aprendizado foi ocorrendo investigando a teoria, mas afirma que se desenvolveu, realmente, com a prática. “Através da observação e autoconhecimento, percebi que cada um tem a responsabilidade de transformar a informação que recebe em sabedoria. O conhecimento sem movimento resulta em frustração", afirma Daniela.

A terapeuta e professora de cursos holísticos afirma que o segredo da nova era que se inicia é através da tecnologia, da espiritualidade, da verdade e da justiça divina. Estudante apaixonada por ufologia, afirma com precisão, através de suas experiências, que a humanidade terá grandes revelações e ressalta a importância de todos estarmos preparados para grandes mudanças planetárias através do movimento da luz.

"Estudem muito. Investir seu tempo em autoconhecimento é alimentar o corpo e a alma. Todas as respostas estão dentro de cada um de nós. Procurem orientações, mas tenham consciência que somente vocês terão que executar as mudanças, não o outro. Parem de buscar lá fora respostas prontas. Não existe. É ilusório. O que realmente é real e verdadeiro está dentro de você. Quem comanda e decide é você. Não entregue a chave da sua nave nas mãos de outros. Só você é o piloto, então voe. Se cair, levante. Se errar, aprenda. Isso é viver. A vida é muito mais que comer, dormir e trabalhar. É viver e não existir e ocupar espaço no planeta", alerta Daniela.

Sobre a Exposição Assemblage - Traços de Garibaldi
Assemblage é um termo francês utilizado no mundo das artes e do vinho. Ele é usado para designar o conceito de “mistura” e “fusão”. Assim são os garibaldenses. Esse assemblage inicia em 1875, com a chegada dos imigrantes. 

Essa exposição se propõe despertar boas lembranças e reflexões sobre o quanto somos únicos e, ao mesmo tempo, partes do todo.

Contemplar nossa fisionomia é perceber o quanto somos únicos em nossa mistura de italianos, portugueses, franceses, suíços, germânicos, indígenas e africanos.

Assemblage - Traços de Garibaldi é financiada pela Lei federal Aldir Blanc, distribuído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Garibaldi.

Texto: Priscila Boeira 
Fotos: Ricardo Zeni Moreno